O Governo do Estado inaugurou a nova sede do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) no município de Figueirópolis D'Oeste (406 km a Oeste de Cuiabá), na tarde desta quinta-feira (30.06). Na ocasião, o vice-governador Carlos Fávaro falou sobre a importância do órgão para o município, que tem cerca de 140 mil cabeças de gado, sendo a pecuária e a cadeia leiteira os principais setores da economia local.
“A primeira frase que ouvimos quando chegamos aqui é que, apesar de todos os problemas, da falta de infraestrutura, os servidores do Indea sempre atendem muito bem à população, e isso dá orgulho para qualquer gestor público. Com esta sede nova será possível melhorar muito o atendimento tão necessário a esta região produtora de leite e gado”,
O novo prédio da Unidade Local de Execução (ULE) no município é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso e a Prefeitura Municipal. Foram investidos R$ 9 mil pelo Instituto para reforma e adequações do prédio, que é cedido pela prefeitura.
Para o presidente do Indea, Guilherme Nolasco, a benfeitoria é um bom exemplo de que é possível fazer muito com pouco recurso. Com isso, o Instituto contribui com o desenvolvimento da economia mais pujante da localidade, emitindo as Guias de Trânsito Animal (GTA), além de contribuir para o controle da febre aftosa.
Apenas esta unidade emite, por mês, cerca de 600 GTAs, além de realizar 20 visitas de revenda em propriedades. As 141 Unidades Locais e as 13 Unidades Regionais de Supervisão (URS) do Indea têm uma média diária de quatro mil guias emitidas para todas as finalidades, conforme dados levantados pela administração.
Na ocasião, o prefeito de Figueirópolis D’Oeste, Lino Cupertino Teixeira, agradeceu ao Governo pela parceria, e colocou o município à disposição para outros projetos. Ele avalia ainda que a unidade deve fortalecer o serviço prestado ao município, que possui pouco mais de quatro mil habitantes.
Prestigiando a inauguração, o presidente da Empresa de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Layr Mota, afirmou estar muito feliz por presenciar este momento. “O país, os estados e os municípios estão em um momento de crise, e ver o município de Figueirópolis, do qual já fui prefeito, fazer essa entrega para a sociedade, me deixa satisfeito".
O médico veterinário local, Leone Duarte Medeiros, que trabalha há seis anos na unidade, destaca que além de instalações melhores, a nova sede irá disponibilizar uma sala anexa para exatoria - repartição fiscal da Secretaria de Fazenda. "Com a nova estrutura, o produtor já emite a GTA no Indea, e vai ao lado e emite a nota fiscal para transitar com segurança", explica.
Estiveram presentes também os prefeitos Daniel Gonzaga, de Vale de São Domingos; Enercia Monteiro, de Jauru; Gilvan de Oliveira, de Porto Esperidião; Nilton Borgato, de Glória D’Oeste; Tarcisio Ferrari, de Reserva do Cabaçal; Valteir Quirino, de Indiavaí; o vice-prefeito de Araputanga, Paulo Adão; e o presidente da Câmara de Vereadores de Cáceres, Marcio Lacerda.
Infraestrutura
Um grande anseio da região, o recapeamento e asfaltamento da MT-248, deve ser concluído até o final do ano, conta Fávaro. “Eu venho reafirmar o compromisso do governador Pedro Taques com a infraestrutura do estado. Em apenas um ano e seis meses de gestão, essa rodovia, que tanto problema gerou pra essa região, está quase concluída".
Do total de 70 km a serem recuperados pelo programa Pró-Estradas, apenas 14 km do trecho que liga Figueirópolis D’Oeste à cidade de Jauru, ainda não foram concluídos. O vice-governador justifica que não foi possível terminar a obra no primeiro ano de mandato por problemas com o contrato, e que está sendo feita uma licitação emergencial para que a recuperação seja concluída ainda em 2016.
Assessoria INDEA